Seleção de professoras voluntárias para apoio escolar virtual de crianças refugiadas durante o período de isolamento social.
CIDADÃS DO MUNDO
Com o objetivo de contribuir no marco integral de soluções duradouras para refugiados, a IKMR criou em 2016, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados, o projeto de Educação Complementar com Orientação Educacional Multidisciplinar Cidadãs do Mundo. O projeto busca incidir sobre o conjunto de estressores associados à etapa pós-deslocamento forçado, sobretudo no que diz respeito ao desenvolvimento integral, à expressão lúdica e à aprendizagem, diferenciando a competência da aquisição idiomática para a comunicação cotidiana (aprender outro idioma), da competência cognitivo-linguística (aprender em outro idioma).
Por meio do acompanhamento escolar de crianças em situação de refúgio na cidade de São Paulo e região metropolitana, o projeto oferece atendimento em 03 modalidades (tutoria, monitoria e assessoria escolar), promove atividades de integração e desenvolvimento em parceria com projetos existentes na comunidade, nas escolas onde as crianças estão inseridas e também em escolas que fomentam iniciativas de conscientização sobre o refúgio entre seus alunos e corpo docente. Além disso, o projeto atua em parceria com a rede de atenção e proteção à população infantil refugiada e propicia o fortalecimento sociocomunitário entre as famílias assistidas.
Este é um trabalho realizado em campo. Nossa equipe pedagógica se desloca diariamente para fazer atendimentos domiciliares, em abrigos e espaços comunitários.
OPORTUNIDADE DE TRABALHO VOLUNTÁRIO
Diante do atual contexto de pandemia e isolamento social para contenção do vírus COVID-19 no Brasil, e das recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, a IKMR optou por suspender o atendimento presencial como uma medida preventiva de proteção tanto para a equipe quanto para as famílias. Mas compreendendo a importância do apoio pedagógico aos alunos da organização que estão inseridos na rede privada de ensino e passaram a ter aulas virtuais em função da paralisação temporária das escolas, a IKMR estruturou um plano de emergência que visa garantir a continuidade do apoio pedagógico por meio do acompanhamento à distância.
Com o objetivo de auxiliar as famílias na adaptação a essa nova modalidade de ensino, a qual mudou significativamente a dinâmica de aprendizado e tem trazido um desafio maior para os alunos, o programa de voluntariado da organização está abrindo vagas para educadoras com o intuito de ampliar o atendimento que tem sido oferecido por nossa equipe pedagógica para que todos os alunos possam receber o atendimento diferenciado que estão precisando.
Tendo em vista o 5o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU de “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, a IKMR incentiva a candidatura de mulheres a fim de estimular qualificação profissional e fomentar oportunidade para o desenvolvimento da carreira de professoras e colaboradoras.
ATRIBUIÇÕES DA VAGA
Auxiliar 03 alunos semanalmente com as tarefas escolares, realizar relatórios dos video atendimentos e participar, periodicamente, de reuniões virtuais com a coordenação e equipe pedagógica do programa.
Carga horária de 5 horas semanais.
REQUISITOS PARA A VAGA
- Graduação em Pedagogia para o atendimento de alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental
- Licenciatura na área de geografia, história, física, química, biologia, matemática, português e inglês para o atendimento de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
- Possuir computador e internet para realização das atividades à distância.
Enviar currículo para a coordenadora-geral Raquel Barbosa, através do e-mail: barbosa@ikmr.org, com o assunto PROFESSORA VOLUNTÁRIA.