MARIANE PEARL: LIVROS

Capa do livro Coração Valoroso, de  Mariane Pearl | IKMR

Coração Valoroso, de Mariane Pearl

Coração Valoroso: a corajosa vida e morte de meu marido Daniel Pearl

A jornalista Marianne van Neyenhoff Pearl estava grávida de sete meses quando, em 23 de janeiro de 2002, seu marido Daniel Pearl, também jornalista, foi seqüestrado e brutalmente assassinado. Daniel, então com 38 anos, trabalhava no Wall Street Jornal na Índia e tinha uma entrevista marcada com o líder fundamentalista islâmico Mubarak Gilani, no Paquistão. Mas a entrevista era uma cilada.

Uma semana depois, apesar de todos os esforços de Marianne e das equipes de inteligência das polícias americanas e paquistanesas, Daniel foi covardemente decaptado e sua morte divulgada pela internet em um vídeo que os terroristas fizeram questão de enviar ao consulado americano.

O caso chocou pessoas de todo o mundo pela crueldade e trouxe à tona a questão da ameaça à liberdade de imprensa trazida pelo terrorismo. Ao longo dos anos, os repórteres viraram alvo de grupos terroristas e os sequestros, atentados e assassinatos ficaram cada vez mais comuns.

Uma das hipóteses que tentam explicar o atentado aponta que Daniel foi escolhido por ser, além de jornalista, um judeu. Encarado sob este prisma o atentado foi apenas mais um da triste e longa história da intolerância religiosa existente no mundo todo, mas principalmente no oriente médio.

Contra tudo isso e com o intuito de estimular o diálogo ente jornalistas do mundo todo, a família de Daniel criou a Fundação Daniel Pearl, da qual Marianne faz parte do quadro de diretores honorários e que pretende, através da música e do jornalismo, as duas maiores paixões de Daniel, promover a tolerância e o diálogo entre diferentes culturas e religiões.

Após o nascimento de seu filho, Adam Daniel Pearl, Marianne publicou o livro intitulado “Coração Valoroso: a Vida e Morte de Meu Marido Daniel Pearl” que além de contar a história da trágica morte de Daniel revela através de episódios da vida dos dois os ideais de compreensão e diálogo defendidos por Marianne e por Daniel e que o levaram a se arriscar tanto. O livro inspirou a realização do filme “A Mighty Heart” (O Preço da Coragem, no Brasil) estrelado por Angelina Jolie no papel de Marianne.

Em seu livro Marianne revela que a polícia paquistanesa pouco fez para ajudá-la e ao seu marido, não revelando, durante uma semana que tinham sob custódia o principal suspeito por ter organizado o sequestro. Ela também fala das falhas cometidas pelos profissionais da equipe de apoio do Wall Street Jornal e dos oficiais americanos no local ao formular um plano de resgate previsível e que poderia fazer pouco além da tentativa de se comunicar.

Por sua força ao enfrentar todo este horror, seus esforços em encontrar seu marido apesar de tudo Marianne é considerada um modelo de determinação e coragem em todo o mundo.

 

Em busca da esperança, de Mariane Pearl | IKMR

Em busca da esperança

Em busca da Esperança

Mariane encontrou a resposta na esperança – não na abstrata e conceitual, mas na real, retratada por histórias de 12 mulheres que estão tentando mudar a realidade de seus países, ao lutar contra corrupção, preconceitos ou doenças. O livro In Search of Hope: The Global Diaries of Mariane Pearl, (Em Busca da Esperança: Os Diários Globais de Mariane Pearl), é uma coletânea das colunas que a jornalista escreveu para a revista Glamour.

O primeiro capítulo é dedicado à cambojana Somali Mam, que quando criança foi vendida para a prostituição, e hoje dedica a sua vida a salvar outras crianças que são mantidas como escravas sexuais. Segue-se as damas de branco, de Cuba: mães, mulheres, irmãs, filhas de 75 presos políticos. Há a jornalista mexicana Lydia Cacho que denunciou a ligação do poder local à pedofilia em Cancun, no México, o país mais perigoso para os jornalistas no hemisfério Norte. Fica-se a conhecer uma empregada de limpeza marroquina em Paris, que escreveu Prière à La Lune – a lua é a sua companheira, a quem descreve as dificuldades de tentar assimilar a sociedade francesa, mantendo-se fiel à sua herança cultural, navegando entre dois mundos. No total são 12 as mulheres retratadas. Se incluirmos a autora, que vai nos revelando alguns aspectos da sua biografia, são 13 as mulheres excepcionais reunidas na reportagem desta viagem geográfica e espiritual de Mariane Pearl.

Mariane acredita que seu drama pessoal a aproximou das mulheres que entrevistou. “Elas sabiam o que eu havia passado. Então, eu era um elemento de confiança. Elas abriram o coração para mim”, conta. Em algumas das viagens, Adam a acompanhava. Em outras, ficava em Paris, onde mãe e filho moram atualmente.

A jornalista continuará a escrever para a Glamour, com colunas publicadas de dois em dois meses – Senegal, Brasil e Irã estão entre seus planos de viagem. A Glamour disponibilizou em seu sítio um link para a compra do livro de Mariane, e irá doar os lucros obtidos ali para instituições beneficentes escolhidas pelas mulheres retratadas na publicação.

Com esta obra, Mariane quis mostrar que há esperança. A sua crença num mundo melhor resulta das ações destas mulheres. Foi uma busca profissional e pessoal, pois o seu objetivo é dar esperança ao seu filho. “Precisava mesmo responder à questão: podemos espalhar a esperança da mesma forma que outros espalham o medo? Que meios temos para fazer isto? Para mim, são estas pessoas”, explicou à Newsweek de 12 de Novembro de 2007.

Em busca da Esperança é um livro belíssimo: com boas fotografias e bom grafismo. Mas o melhor é o texto e a sua mensagem reconfortante!

 

Fontes: Mulheres Excepcionais, Observatório da Imprensa, InfoEscola.

 

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close