Quem Somos

IKMR – Eu Conheço Meus Direitos – é uma organização não governamental brasileira sem fins lucrativos, criada em 04/06/12, com atuação em São Paulo.

IKMR faz festa para crianças refugiadas em BrasíliaÉ a única que se dedica especificamente às crianças refugiadas, sendo regida pelas disposições contidas na Convenção Internacional dos Direitos das Crianças, no Estatuto da Criança e do Adolescente, na Convenção de Genebra de 1951 e seu Protocolo de 1967, na Declaração de Cartagena, bem como a Declaração e o Plano do México, a Lei 9474/97 e as resoluções do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE).

Missão

Dedicar-se especificamente às crianças refugiadas porque são as mais vulneráveis do mundo.

Objetivos Gerais
  • Promover, esclarecer, conscientizar e defender os direitos das crianças refugiadas no Brasil, através de ações de apoio às Políticas Públicas desenvolvidas e validadas para este fim.
  • Trabalhar para garantir que os direitos desse grupo de crianças sejam respeitados em todo o país, por meio da criação de programas de desenvolvimento em curto, médio e longo prazo, que contemplem áreas fundamentais e deficientes como: educação, abrigo e saúde.
  • Devolver às crianças refugiadas sua dignidade, sua integridade e o sentido de individualidade, propiciando a criação das condições necessárias para que todas possam se desenvolver com plenitude, estimulando todo o seu potencial.
Objetivos Específicos
  • Beneficiar crianças solicitantes de refúgio e refugiadas, em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade social;
  •  Promover a defesa e agir pelo cumprimento dos direitos das crianças solicitantes de refúgio e refugiadas no Brasil até doze anos incompletos;
  •  Atuar como centro unificador, produtor e difusor de conteúdo legítimo diante da sociedade civil, que sirva ao propósito de esclarecer, informar, mobilizar e influenciar políticas públicas em prol das crianças solicitantes de refúgio e refugiadas no Brasil;
  • Contribuir e atuar junto ao poder público no sentido de pensar medidas de proteção, cuja execução tenha como finalidade o bem estar das crianças solicitantes de refúgio e refugiadas no Brasil, por meio da criação e do monitoramento de políticas públicas adequadas;
  •  Desenvolver e trabalhar junto a outras instituições, promovendo e construindo parcerias que garantam a proteção dos direitos de cada criança solicitante de refúgio e refugiada no Brasil.

 

Quem ajudamos

Crianças solicitantes de refúgio, refugiadas e reassentadas que se encontram acolhidas nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Minas Gerais.

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close