Mais 3 mil novos refugiados centroafricanos nos Camarões

sexta-feira, fevereiro 7, 2014

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Doualá, Camarões (PANA) – Os Camarões acolheram uma nova onda de três mil refugiados centroafricanos, o que eleva para 98 mil o número total de refugiados na República Centroafricana (RCA) no território camaronês, soube a PANA esta sexta-feira de fonte oficial.

Esta nova onda que chegou a Garoua-Boulaï (leste), uma das localidades camaronesas fronteiriças com a RCA e constituída essencialmente de muçulmanos, mulheres e crianças, foi escoltada por elementos da Missão Internacional de Apoio à RCA (MISCA) sob liderança afrixana, a bordo de mais de 50 camiões pertencentes a transportadores camaroneses.

Desde a sua chegada, disposições foram tomadas com urgência pelas autoridades locais para o seu acolhimento, e, enquanto se aguarda que eles sejam recenseados e assistidos pela representação sub-regional do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), missionários e alguns particulares constituíram-se famílias de acolhimento.

Antes desta nova vaga, os Camarões albergavam 94 mil 450 refugiados e mil 330 requerentes de asilo centroafricanos recenseados e assistidos pelo ACNUR.

Segundo o ACNUR,  apenas a província oriental dos Camarões possui 52 mil 243 refugiados centroafricanos repartidos em mais de 308 zonas nem sempre fáceis de acesso.

A situação geográfica e geoestratégica dos Camarões permite-lhe acolher refugiados e requerentes de asilo provenientes da RCA, da Nigéria e do Tchad.

Os refugiados são regulados nos Camarões por uma lei votada em julho 2005.

Apesar deste quatro jurídico, os Camarões ainda não assinaram as convenções de 1954 e de 1961 sobre os apátridas.

Fonte: Panapress


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close