Pacto Roerich e a Bandeira da Paz

O Pacto Röerich e a Bandeira da Paz foram criados e promulgados por Nicholas Röerich, para a proteção dos Tesouros do Gênio Humano. Ele propõe que as instituições educacionais, artísticas, religiosas e científicas, bem assim, todos os locais de significação cultural, sejam considerados invioláveis, e respeitados por todas as nações em tempo de guerra e paz”.

A Bandeira da Paz é o símbolo do Pacto Röerich. Este grande ideal humanitário provê no campo das conquistas culturais da humanidade, a mesma cobertura que a da Cruz Vermelha, ao aliviar o sofrimento físico do homem.
Assim, no Pacto e no antigo e respeitado símbolo da Bandeira, estão simbolizadas todas as mais queridas, mais apaixonadas esperanças e visões para o homem.

No mesmo ano em que Roerich criou o projeto do Pacto de Proteção dos Tesouros da Cultura, foi realizada a Primeira Convenção Internacional dedicada ao Pacto Röerich e à Bandeira da Paz, em Bruges, na Bélgica.

Em 1933, realizou-se a Terceira Convenção em Washington. Representantes de 35 países participaram dela, todos aprovando o Pacto. No dia 15 de abril de 1935 o Pacto foi assinado na Casa Branca, na presença do Presidente Franklin D. Roosevelt, pelos representantes de vinte e um Governos das Américas do Norte, Centro e Sul, inclusive o Brasil.
O Pacto de Proteção de Tesouros Culturais é necessário não somente como um regulamento oficial, mas também como uma lei educativa que, desde os primeiros dias na escola, deve imbuir a nova geração com a nobre idéia de guardar os tesouros verdadeiros da humanidade.

Fonte: Roerich 

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close