Sergio Vieira de Mello: Biografia

Diplomata Sergio Vieira de Mello | IKMR“Um ser humano tem o direito de viver com dignidade, igualdade e segurança.

Não pode haver segurança sem uma paz verdadeira e a paz precisa ser construída sobre a base firme dos direitos humanos”.
Sergio Vieira de Mello

 

Sergio Vieira de Mello nasceu em 15 de março de 1948, no Rio de Janeiro, Brasil. Filho de um diplomata e historiador, viveu no exterior desde criança, acompanhando o pai em várias missões pelo mundo.

Em 1969, após se formar em Filosofia na Universidade de Sorbonne, em Paris, mudou-se para Genebra e fez entrevistas para trabalhar em diversas organizações internacionais. Com apenas 21 anos, ingressou no ACNUR, admitido como redator em francês. Também em 1969 seu pai foi aposentado compulsoriamente dos quadros do Ministério das Relações Exteriores pelo regime militar brasileiro.

Em 1971 Vieira de Mello foi enviado para a sua primeira missão de campo em nome da agência: conduzir a repatriação e a integração de milhares de refugiados para o recém-criado estado de Bangladesh. Segundo Samantha Power, autora da biografia “O homem que queria salvar o Mundo”, em Bangladesh foi o momento em que Vieira de Mello se encontrou: quando viu a pobreza extrema e o grande número de refugiados, os ideais que o haviam motivado até então ganharam vida e alma e o jovem percebeu que se quisesse transformá-los em realidade, deveria se tornar um homem de ação. Paralelamente, continuou com os estudos na Sorbonne, obtendo doutorado em 1974 com louvor.

Como um dos representantes mais jovens do ACNUR em operação de campo, Vieira de Mello foi escalado para conduzir a repatriação de sudaneses em 1972 e de moçambicanos em 1975. Neste intervalo, casou-se com a francesa Annie Personnaz, com a qual teve dois filhos.

Em 1978, foi nomeado representante Regional do ACNUR para a América Latina, trabalhando principalmente com o reassentamento de refugiados dos regimes ditatoriais que assolavam o continente.

Em 1981, foi nomeado Conselheiro Político da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL), em sua primeira experiência de manutenção de paz. Dois anos depois, retornou a Genebra, onde trabalhou no Departamento de Pessoal do ACNUR, sendo responsável pela formação dos funcionários da agência.

Nos anos seguintes, permaneceu trabalhando na sede do ACNUR em Genebra, exercendo diversas funções: Chefe de Gabinete do Alto Comissário, Chefe do Secretariado da Comissão Executiva, Diretor da Divisão para a Ásia e Diretor de Relações Exteriores do ACNUR.

Neste período, idealizou e incentivou diversos projetos que modificariam a política da instituição, como o “Plano de Ação Global” (CPA) para solucionar o problema dos “boat people” vietnamitas. Vieira de Mello também aproveitou o período de estabilidade, sem grandes deslocamentos para missões de campo, para terminar sua tese de doutorado, coroando seus estudos com menção honrosa na Sorbonne em 1985.

Veja a biografia de Sergio Vieira de Mello | IKMREm 1991, foi nomeado pela Alta Comissária para Refugiados, Sadako Ogata, como Enviado Especial ao Camboja. Com o estabelecimento da Autoridade de Transição das Nações Unidas no Camboja (UNTAC), Vieira de Mello se tornou Chefe do Setor de Repatriação, responsável pela bem sucedida operação de retorno de 370 mil refugiados cambojanos.

Em 1993, foi enviado a mais uma operação de manutenção de paz, desta vez na Bósnia, como Diretor político da Força de Proteção das Nações Unidas (UNPROFOR). Em 1994, viajou para a capital da Croácia como Chefe de Assuntos Civis da operação da ONU.

Entre 1994 e 1996, Vieira de Mello assumiu em Genebra a função de Diretor de Operações e Planejamento, sendo o responsável pela organização da Conferência sobre os Refugiados e as Migrações na Comunidade dos Estados Independentes (CEI), reunião que deu origem à elaboração de um Plano de Ação para regulamentar os fluxos migratórios em conseqüência da fragmentação das antigas repúblicas soviéticas.

Em 1996, foi nomeado Assessor do Alto Comissário com o título de Subsecretário Geral das Nações Unidas. Também desempenhou no mesmo ano a função de Coordenador Humanitário das Nações Unidas para a região dos Grandes Lagos, na África.

Em 1998, Vieira de Mello foi nomeado na sede da ONU em Nova York como Secretário Geral Adjunto do Departamento de Ações Humanitárias (OCHA). No ano seguinte, o então Secretário Geral Kofi Annan o nomeou como seu Representante Especial Provisório, responsável pela Administração Interina das Nações Unidas em Kosovo (MINUK).

 

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close