Com entrada gratuita, Cinema destaca TARTARUGAS PODEM VOAR

quarta-feira, junho 6, 2012

Filme iraniano que discute guerra e infância é a próxima atração do CineSesc Cinema Comentado CineClube
tartarugasNo próximo sábado (09/06), o CineSesc e o Cinema Comentado CineClube exibem TARTARUGAS PODEM VOAR (2004) [clique no título e veja o trailer], dirigido por Bahman Ghobadi. Em um campo de refugiados curdos, na fronteira entre o Irã e a Turquia, pouco antes do ataque americano contra o Iraque, os moradores buscam desesperadamente uma antena parabólica para ter notícias via satélite. Um garoto mutilado, que vem de outra vila com sua irmã, prevê que a guerra esta cada vez mais perto.
T2Retratando a luta dos refugiados pela sobrevivência, o diretor Bahman Ghobadi faz um retrato doloroso de uma tribo minúscula profanada pelos seguidores violentos de Saddam Hussein, enquanto aguarda a invasão dos soldados norte-americanos. Numa paisagem árida e rochosa, as barracas são montadas entre crateras, tanques de guerra destruídos e cartuchos de munição. Mais estranho ainda é que em meio à imundície e à miséria geral, se veem peças de equipamento de alta tecnologia.
Destas, a mais importante é a antena parabólica que um menino de 13 anos conseguiu no mercado negro. Apelidado de Parabólica, ele preenche um vazio de liderança num lugar onde os governantes, que parecem da Idade da Pedra, nem sequer sabem o que são os Estados Unidos ou o que está acontecendo em seu próprio país.
T3Graças à fé infantil do garoto nas notícias vindas do céu, as crianças conseguem ganhar forças e resistir para sobreviver por mais um dia. Por meio de sua engenhoca maluca, Parabólica lhes possibilita a esperança de que alguma coisa mágica possa acontecer: por exemplo, tartarugas poderão voar; ou, o que seria ainda mais improvável, eles algum dia poderão viver em segurança.
Em TARTARUGAS PODEM VOAR, primeiro filme rodado no Iraque após a queda de Saddam Hussein, Ghobadi registra a ambiguidade da vida de refugiado, principalmente de crianças, em uma região de conflito. Com a iminência da invasão norte-americana, a população de curdos se encontra acuada e luta pela sobrevivência. Apesar da triste realidade, o filme consegue ser poético e político sem ser panfletário e sem se aproveitar da situação precária dos refugiados para emocionar facilmente.
T4
ESTE FILME É INDICADO PARA MAIORES DE
16 anos

 


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close