Exército controla localidades do leste e fecha cerco sobre Aleppo

terça-feira, janeiro 14, 2014

Exército controla localidades do leste

Um vendedor ambulante oferece pendentes com imagens do presidente sírio Bashar al-Assad e da bandeira nacional em rua do centro antigo de Damasco (Foto: Joseph Eid/AFP)

O Exército sírio, aproveitando os combates entre jihadistas e rebeldes, se apoderou nesta segunda-feira (13) de várias localidade ao leste de Aleppo, fechando o cerco sobre a cidade, revelou um porta-voz militar.

Em um comunicado divulgado na noite desta segunda-feira, o Exército afirma que “suas valorosas forças, em cooperação com as Forças de Defesa Nacional (milícia) assumiram – após uma série de operações militares – o completo controle das regiões de Naqarine, Zarzour, Taané, Sobayhiyé e da colina 53 sobre o flanco leste de Aleppo, matando um grande número de terroristas”.

“Esta nova realização de nossas forças amplia a segurança da zona em torno do aeroporto internacional de Aleppo, assegura o controle sobre a zona industrial (a nordeste) e sobre as estradas entre a região de Al-Bab e Aleppo, e contribui para apertar o cerco sobre os grupos terroristas presentes nos arredores da cidade”, disse o oficial.

O diretor do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), Rami Abdel Rahmane, confirmou o avanço: “o Exército, aproveitando os combates entre os rebeldes e (jihadistas) o EIIL (Estado Islâmico no Iraque e no Levante) assumiu o controle da região de Naqarine e das colinas estratégicas próximas”.

“Se o avanço prosseguir e os combates entre rebeldes e jihadistas continuarem, é possível que a cidade de Aleppo seja sitiada e haja a suspensão do abastecimento aos bairros rebeldes do leste da cidade”.

Paralelamente, os jihadistas do EIIL, ligados à Al-Qaeda, assumiram o controle de Al-Bab, a nordeste de Aleppo.

Segundo Abdel Rahmane, “o EIIL tomou Al-Bab e aprisionou dezenas de civis e combatentes”. “Os jihadistas convocaram os habitantes pelos alto-falantes das mesquitas a entregar suas armas” e a se submeter à lei islâmica.

Fonte: UOL


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close