Dia Internacional da Mulher 2014: Conheça a inspiradora Ana Calvo

sábado, março 8, 2014

ana08 março é Dia Internacional da Mulher. E neste ano, para celebrar as mulheres e suas realizações em todo o mundo, queríamos apresentar-lhe apenas uma das muitas mulheres inspiradoras que trabalham para o ACNUR. A Dra. Ana Calvo atualmente vive na Jordânia e trabalha no campo de refugiados Za’atari como Diretora de Saúde Pública. Leia mais para saber sobre como seu trabalho duro e incrível ajuda os refugiados sírios.

Qual é a sua formação?

Sou espanhola e médica por formação. Tenho trabalhado em muitas emergências, tanto após as catástrofes naturais, quanto para populações que foram forçadas a fugir devido a conflitos. Passei por muitos países, como Moçambique, Colômbia, Afeganistão, Mianmar e Kosovo. Basicamente, qualquer situação em que pessoas têm que de repente fugir de suas casas Eu estou lá.

O que você está fazendo na Jordânia?

Tenho trabalhado em campos de refugiados na Jordânia, desde outubro de 2012, para apoiar refugiados sírios. Muito do meu trabalho acontece no acampamento Za’atari, mas também trabalho com refugiados urbanos. Sou parte de uma equipe comprometida e altamente qualificada que trabalha em diferentes áreas, tais como registro, abrigo, proteção, saneamento, água e serviços de saúde. Todas essas atividades são vitais: nós ajudamos e protegemos os refugiados do sofrimento involuntário que eles terão de enfrentar como consequência da guerra.

O que você faz no campo de Za’atari?

Atividades de saúde são cruciais durante a chegada ao acampamento e, como todos os dias temos novas pessoas chegando, você pode imaginar que os dias são muito ocupados por aqui. Há refugiados feridos, jovens refugiados muitas vezes não acompanhados, amputados de guerra com deficiências, mulheres e crianças traumatizadas psicologicamente pelo terror que passaram, com grande necessidade de ajuda. Há também adultos com complicações de doenças crônicas ou problemas de saúde mental, porque eles não puderam obter o medicamento de que necessitavam dentro da Síria. Depois de anos de guerra no país, muitas crianças não tiveram suas vacinas básicas – e mulheres grávidas não realizaram os exames pré-natais. Essas pessoas não tiveram cuidados de saúde durante meses, às vezes por anos, porque a guerra destruiu os centros de saúde que eles costumavam ir.

O tratamento de pacientes no momento da chegada é sua função principal no campo?

Como Oficial de Saúde Pública do ACNUR, ajudo a prover exames médicos de recém-chegados, mas também coordenar outras atividades de saúde para proteger a saúde dos refugiados uma vez que estão instalados e tem alguma estabilidade em sua nova casa. Nós desenhamos programas de saúde semelhantes aos que esses refugiados teriam tido acesso na Síria, inclusive vacinas para prevenir a propagação de doenças, serviços para aqueles que sofrem de doenças crônicas, saúde reprodutiva e infantil, tratamento de lesões, bem como os serviços de saúde mental. Tudo isso para cerca de 60 mil crianças, 7.000 mulheres grávidas, cerca de 4.000 pessoas mais velhas e mais de 50 mil adultos.

Como são financiadas todas essas atividades?

Nós não poderíamos fazer tudo o que fazemos sem doações para o ACNUR. Essas contribuições tornam nosso trabalho possível para que possamos continuar a salvar vidas e proteger essas pessoas – que já passaram por tanta coisa e ainda agora em um campo eles têm de enfrentar os desafios que eles nunca teriam anteriormente.

Durante o ano passado, fomos capazes de fazer um excelente trabalho no campo de refugiados Za’atari e não houve surtos de sarampo, diarréia ou outras epidemias. Também não há causas evitáveis ​​de morte, tais como mortes maternas. Os doadores nos ajudam a fazer isso.

Como é um dia normal na sua rotina?

Talvez, todas as atividades que citei podem parecer impossíveis de serem desenvolvidas em uma rotina diária, mas fazemos. No início da manhã, a equipe do ACNUR trabalha em áreas de saúde, registro, proteção, abrigo; e a gestão de acampamento divide um carro que nos traz de Amã para o acampamento. Durante esta viagem, nós compartilhamos o fardo de problemas não resolvidos e a alegria de casos atendidos com sucesso. No meio do caminho paramos para comprar o falafel do dia e uma xícara de café forte.

Ao aproximar-se do acampamento, faço chamadas telefônicas para diretores de hospitais, oficiais do Ministério da Saúde, clínicas e líderes comunitários de saúde para confirmar as reuniões de coordenação, treinamentos, acompanhamento de casos médicos, atividades de saúde da comunidade, verificar o relato de doenças que exigem notificação e verificar se as orientações técnicas sobre doenças transmissíveis foram implementadas.

Uma vez no acampamento, entre 08:30 e 10:00, tenho visitas de seguimento com os médicos nos estabelecimentos de saúde antes de iniciar consultas. Entre 10:00 e 01:00, temos reuniões com parceiros a nível de coordenação. Na parte da tarde eu acompanho as atividades na comunidade com 12 comitês comunitários de saúde. Claro que, no meio de tudo eu tenho alguns cafés e compartilho lanches em algumas clínicas. Se é dia de Juma, o hospital marroquino nos convida a um cuscuz que é sempre uma agradável pausa.

Você deve precisar de uma boa noite de sono depois disso.

Durante os primeiros quatro meses no acampamento, também fiz plantões noturnos para avaliar as necessidades e para executar a pesquisa nutricional ou reprodutiva. Em seguida, usamos essas informações para ajustar modelos de programas de saúde globais e criar novos sistemas de triagem médica. Isso foi feito em conjunto pela equipe nacional e internacional e com os próprios refugiados sírios. Devo dizer que estas são algumas das melhores recordações de meu tempo em Za’atari e fez o nosso trabalho produtivo e recompensador. Olhando para trás, o sucesso do rastreio e programas médicos essenciais, hoje, é o resultado desse esforço de equipe e eu nós encontramos muitas pessoas inspiradoras.

Como você vê o futuro?

Às vezes me sinto triste, percebendo que eu ainda me apresento como uma médica humanitária, depois de tantos anos. Pertenço a um grupo de médicos que terá de conviver, mais uma vez, com outras guerras. Apesar de juntar esforços coletivos durante os últimos 20 anos contribuindo para o alívio de guerra e soluções duradouras, os impactos humanitários das guerras ainda são a razão pela qual eu faço o que faço. Felizmente, as pessoas e os governos que doam ao ACNUR irão contribuir não somente para os esforços de ajuda humanitária, mas também em longo prazo, para soluções permanentes para as pessoas afetadas de forma tão drástica.

No Campo de Refugiados Za’atari na Jordânia,você pode ajudar a Ana e o ACNUR:

  • Fazer o parto de em torno de 70 bebês por semana e prestar cuidados pré-natais
  • Fornecer 60.000 consultas de saúde a cada mês para os refugiados
  • Vacinar milhares de crianças menores de cinco anos contra a poliomielite, sarampo e outras doenças
  • Promover campanhas de higiene nas tendas para proteger os refugiados de doenças infecciosas, como diarréia e tuberculose
  • E tratar dos que vivem com doenças crônicas


Doe agora em: acnur.org/doe-para-siria

Fonte: ACNUR


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close