Nigéria: sem notícias, pais de desaparecidas se desesperam

quarta-feira, abril 23, 2014

Nigéria: sem notícias, pais de desaparecidas se desesperam

Nigéria: sem notícias, pais de desaparecidas se desesperam

Cerca de 190 meninas permanecem desaparecidas na Nigéria após terem sido sequestradas por militantes islâmicos na semana passada, informou nesta terça-feira sua escola à BBC.

“Por favor, pedimos aos militantes que mostrem piedade e libertem nossas filhas”, diz o pai de uma das meninas, em carta entregue ao Serviço Africano da BBC.

O ataque e sequestro ocorreram na noite de 14 de abril, em um internato na cidade de Chibok, no Estado de Borno, noroeste do país.

Os familiares das adolescentes afirmam que o número de estudantes sequestradas é de 234, muito maior do que o divulgado pelo governo local, que falou em 129 adolescentes capturadas. Cerca de 40 delas conseguiram fugir de seus captores, segundo Asabe Kwambura, diretora do colégio onde elas foram sequestradas.

Desde a semana passada, os pais das jovens continuam a busca pelas estudantes, chegando até a entrar em um bosque considerado bastião do temido grupo islâmico radical Boko Haram, apontado como o autor do sequestro.

O grupo, cujo nome significa “a educação ocidental é proibida” na língua local hausa, ataca frequentemente instituições de ensino. Mas o grande sequestro em Chibok não tem precedentes.

“Desde o dia 14 deste mês não vimos nenhuma ação do governo. Só nos falam mentiras. Não queremos que usem força, mas que dialoguem com os militantes para que libertem nossas filhas”, disse o pai de outra estudante.

Bashir Sa”ad Abdullahi, jornalista do Serviço Hausa da BBC, afirmou que muitos pais já perderam a esperança de que os militares resgatem suas filhas.

Abdullahi afirmou que acredita-se que “as jovens são mantidas presas em um bosque chamado Sambisa, um terreno muito difícil que é refúgio dos militantes”. O Boko Haram não emitiu nenhum comunicado sobre o ataque, mas as autoridades garantem que o grupo é o autor do sequestro.

Ataques do Boko Haram na Nigéria já deixaram 1,5 mil mortos no último ano, segundo a Anistia Internacional.

Fonte: Miaf


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close