ONU condena ataque durante distribuição humanitária na Síria

segunda-feira, maio 26, 2014

Valerie Amos, em agosto de 2012, conversa com crianças refugiadas em uma escola de Damasco. Foto: OCHA/Ben Parker

Valerie Amos, em agosto de 2012, conversa com crianças refugiadas em uma escola de Damasco. Foto: OCHA/Ben Parker

A subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários e coordenadora de Ajuda Humanitária das Nações Unidas, Valerie Amos, repudiou neste domingo (25) o ataque deliberado contra um armazém humanitário na província de Damasco, Síria, que ocorreu enquanto trabalhadores se preparavam para distribuir suprimentos às centenas de famílias na cidade sitiada de Douma.

“O ataque ao armazém, que supostamente matou diversas pessoas e feriu um voluntário da Crescente Vermelha Árabe Síria (SARC), evidencia o flagrante desrespeito pela lei humanitária internacional – um aspecto preocupante no conflito sírio”, disse Amos, em declaração emitida pelo Escritório da ONU de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).

A coordenadora acrescentou que o ataque violou as garantias de interrupção das hostilidades durante as operações do comboio conjunto da ONU/SARC. Douma, situada na parte oriental de Damasco, está sitiada pelas forças do governo há mais de 18 meses, e sua última provisão de assistência humanitária aconteceu há quase dois meses.

“As pessoas estão desesperadas por comida, água, saneamento, serviços de saúde e remédios”, disse Amos. “Trabalhadores de assistência são com frequência alvos de abuso no país.”

Como resultado do ataque, a distribuição – que incluía remédios para doenças crônicas – teve que ser cancelada, e os suprimentos devolvidos para parceiros da SARC na cidade.

Entre incidentes semelhantes encontra-se o ataque direto a agentes humanitários e a evacuação de civis da parte antiga da cidade de Homs, em 8 de fevereiro deste ano. Para Amos, tais eventos são “totalmente inaceitáveis”, além de possuírem “um efeito em cadeia devastador, visto que impedem a chegada do auxílio aos mais necessitados”.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close