Angelina Jolie e governo britânico propõem ações sobre violência sexual

terça-feira, junho 10, 2014

Na quarta-feira, a reunião deve chegar a um acordo sobre o primeiro protocolo para documentar e investigar violência em conflitos

A atriz Angelina Jolie e o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, prometeram ações práticas para acabar com a violência sexual em conflitos. Foto: Carl Court/AFP

A atriz Angelina Jolie e o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, prometeram ações práticas para acabar com a violência sexual em conflitos.
Foto: Carl Court/AFP

A atriz Angelina Jolie e o secretário britânico de Relações Exteriores, William Hague, prometeram nesta terça-feira ações práticas na primeira reunião mundial para acabar com a violência sexual em conflitos, punir os responsáveis e ajudar as vítimas.

Cerca de 1.200 ministros governamentais, militares, autoridades judiciais e ativistas de aproximadamente 150 países vão participar da reunião de 10 a 13 de junho que pede ações para proteger mulheres, crianças e homens de estupro e ataques sexuais em zonas de guerra.

Hague e Jolie, enviada especial do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur), disseram que a conferência é o resultado de dois anos de trabalho e que eles querem ações concretas para capturar e punir os responsáveis por esses crimes e dar suporte às vítimas.

“Tem sido um longo caminho até aqui”, disse Jolie, ganhadora do Oscar, à multidão de imprensa enquanto chegava ao centro ExCel, nas docas de Londres.

Hague disse que o encontro, que terá a participação do Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pressionará por padrões internacionais no registro e investigação de crimes como o estupro.

A recente série de casos chocantes de violência contra a mulher, incluindo o sequestro de 200 garotas nigerianas, o apedrejamento até a morte de uma mulher grávida no Paquistão e o estupro coletivo e assassinato de duas adolescentes indianas devem aumentar a pressão sobre a comunidade internacional por ação, mais que apenas promessas.

Na quarta-feira, a reunião deve chegar a um acordo sobre o primeiro protocolo internacional para documentar e investigar violência sexual em conflitos. No dia seguinte haverá uma reunião ministerial sobre segurança na Nigéria e as garotas desaparecidas.

Fonte: D24m


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close