Autoridades afegãs registram milhares de refugiados fugindo de confrontos no Paquistão

sexta-feira, junho 20, 2014

Os civis começam a fugir de nova ofensiva contra os militantes no Paquistão. Foto: IRIN/Umar Farooq

Os civis começam a fugir de nova ofensiva contra os militantes no Paquistão. Foto: IRIN/Umar Farooq

A agência das Nações Unidas para refugiados (ACNUR) está apoiando as autoridades na província do leste afegão de Khost para registrar e ajudar milhares de pessoas que fogem da atual ofensiva militar paquistanesa contra militantes do Talibã nas regiões tribais desse país.

O ACNUR afirmou que 6.452 pessoas de Waziristão do Norte, no Paquistão, fugiram para Khost, tendo percorrido áreas montanhosas em busca de segurança.

O porta-voz da agência em Genebra, Adrian Edwards, disse a repórteres que as pessoas estão sendo acomodadas nas comunidades locais afegãs, por enquanto. No entanto, essas comunidades têm capacidade e recursos de absorção limitados. As necessidades urgentes incluem abrigo, água potável e saneamento.

“O ACNUR está preocupado que as famílias perto de áreas afetadas por conflitos sejam ainda mais expostas à violência e que o acesso humanitário possa ser limitado”, disse Edwards.

A agência está fornecendo tendas e outros itens básicos de socorro para os mais vulneráveis, enquanto o Programa Mundial de Alimentos da ONU (PMA) distribuiu ajuda alimentar. Outras avaliações conjuntas estão sendo realizadas para avaliar as necessidades humanitárias urgentes das últimas chegadas, disse Edwards.

No Paquistão, o governo confirmou que mais de 101 mil pessoas foram deslocadas internamente de Waziristão do Norte para as áreas de Banu, Dera Ismail Khan e Tank, todas na província de Khyber Pakhtunkhwa.

“Como parte de uma resposta integrada das Nações Unidas, em apoio ao governo, o ACNUR está pronto para ajudar a população deslocada dentro do Paquistão”, disse Edwards.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close