Musical infantil encanta adultos e crianças refugiadas em São Paulo

sábado, setembro 6, 2014

O espetáculo “Mania de Explicação” em cartaz no Teatro Shopping Frei Caneca abraçou a causa e doou ingressos neste sábado para os refugiados que estão na capital paulista.

20140906_151039A maioria das crianças nunca tinha pisado no teatro.  Receber almofadas especiais para colocar na poltrona enquanto aguardavam na fila, já foi motivo de diversão para os pequenos que estavam ansiosos para descobrir o que era aquele lugar desconhecido.

“Como é mesmo que se chama aqui?” perguntava mais uma vez o pequeno angolano de 3 anos, e ao ouvir a resposta continuava intrigado: “Teatro né? Que não é cinema!”. Em junho eles tiveram a oportunidade de assistir “Malévola”, um filme da Disney estrelado por Angelina Jolie, enviada especial do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), então o que conheciam sobre a apresentação de uma história, com personagens e atores ainda estava associado somente à sétima arte.

Cerca de 50 crianças e adultos de várias nacionalidades ficaram maravilhados com a beleza da apresentação e o idioma não foi barreira. A poesia espalhada pelos quatro cantos em forma de cores, luzes, figurinos e músicas foi transcendente e eles encheram o espaço com sorrisos e até gargalhadas.

A menina congolesa ficou impressionada ao ver em cena a lagarta que iria se transformar em uma borboleta: “Mas ela vai virar uma borboleta de verdade?” – perguntou ela incontáveis vezes, tamanho era seu encanto.

A pequena síria de 4 anos que ainda está aprendendo nosso idioma ficou exultante quando ouviu a personagem Isabel (Luana Piovani) dizendo: “Por favor! Por favor!” – porque essa é uma das poucas palavras que ela conhece e foi uma alegria para ela entender algo que estava sendo dito.

DSC05061Uma experiência única e marcante que trouxe emoção inclusive para os pais. Uma mãe africana afirmou que nunca tinha visto nada tão “brilhante” antes. O pai sírio disse visivelmente comovido: “Gratidão! Gratidão!”

Depois da apresentação o elenco foi ao encontro das crianças que tiveram a oportunidade de interagir com os personagens e tirar fotos.  “Por que seu cabelo é assim?” perguntam as crianças curiosas… ao que responde Isabel (Luana Piovani) – “para poder fazer assim em vocês, ó!!!”, e usa o cabelo para fazer cosquinhas nos rostinhos delas. A atriz se mostrou sensibilizada com a presença dos refugiados e fez questão de agradecer a todos por terem ido.

DSC05255Vivianne Reis, diretora executiva da IKMR, ficou emocionada por ter sido essa a estréia das crianças no teatro: ” Sabe poesia? Eles não tem figurino… se vestiram de poesia, tampouco tem cenário… é poesia em cada canto e a trilha é poesia de novo e o texto é poesia outra vez”.

O programa se estendeu até a praça de alimentação e entre lanches e sorvetes a criançada se divertiu ainda mais. Sempre na companhia dos pais que fazem questão de participar.

Essa atividade faz parte da campanha em defesa do “Direito à Cultura” promovida pela IKMR e teve o apoio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close