Conselho de Segurança insta países-membros a derrotar o Estado Islâmico no Iraque

segunda-feira, outubro 20, 2014

A ONU alertou também para a necessidade de fornecer para milhares de pessoas deslocadas material para suportar as baixas temperaturas e tempestades que ocorrem com a chegada do inverno.

Iraquianos buscam refúgio em países fronteiriços. Foto: ACNUR/E.Colt

Iraquianos buscam refúgio em países fronteiriços. Foto: ACNUR/E.Colt

O Conselho de Segurança instou as nações mundiais a acelerar as medidas para derrotar o Estado Islâmico (EI) depois do grupo terrorista ter levado a cabo ataques brutais em Bagdá e na província de Anbar nos últimos dias que deixaram ao menos 50 pessoas mortas.

O organismo condenou a cadeia de explosões de carros-bomba e outros ataques perpetrados pelo EI nos últimos dias, que deixaram dezenas de pessoas mortas, incluindo um membro do Parlamento iraquiano e o chefe de polícia da província de Anbar.

No comunicado à imprensa, o Conselho de Segurança solicitou um “esforço em comum” entre os governos e instituições para acabar com a violência e a intolerância que o grupo defende.

Expressando seu “profundo ultraje” por todos os iraquianos, assim como estrangeiros, mortos, sequestrados, estuprados ou torturados pelo EI, bem como o recrutamento de crianças, o Conselho pediu que os autores desses crimes sejam levados à justiça.

Solicitou ainda que a comunidade internacional, “de acordo com o direito internacional, fortaleça e aumente seu apoio ao governo do Iraque, incluindo às Forças de Segurança Iraquianas, na luta contra o EI e seus grupos associados”.

“Deve haver um esforço comum entre governos e instituições, incluindo aqueles na região mais afetada, para conter o EI, a Frente Al-Nusra e todos os outros indivíduos, grupos, firmas e entidades associadas à Al-Qaeda”, alinhadas com as relevantes resoluções da ONU, disse o Conselho.

Preocupação com o inverno

A chegada do inverno, com tempestades e temperaturas abaixo de zero, tem intensificado os esforços de proteger as milhares de pessoas deslocadas internamente no país, afirmou o Escritório de Coordenação Humanitária das Nações Unidas (OCHA).

No entanto, apesar de muitos avanços em sua implementação, é preciso um enfoque ainda mais abrangente para atender a todos, disse o coordenador interino para o Iraque do OCHA, Neill Wright, ao afirmar que 800 mil pessoas ainda precisam urgentemente de abrigos e ao menos 940 mil precisam de itens básicos que podem salvar vidas durante o inverno – como cobertores, querosene, aquecedores, galões e isolamento térmico para as barracas, para deixá-las mais resistentes ao frio severo.

Wright mostrou sua preocupação especialmente com aqueles vivendo a céu aberto. Na última avaliação, ao menos 80 mil famílias deslocadas internamente na região do Curdistão do Iraque continuam a precisar de assistência para o inverno, especialmente porque as temperaturas nessa região poderão chegar a -16 graus Celsius durante esta estação.

Fonte: ONU


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close