Iraque: 180 mil pessoas em fuga dos extremistas

segunda-feira, outubro 13, 2014

Refugiados precisam urgentemente de bens essenciais, como água, comida, cobertores e medicamentos, alertam as Nações Unidas.

Foto: EPA (arquivo)

Foto: EPA (arquivo)

Cerca de 180 mil pessoas estão em fuga por causa dos combates entre os extremistas do grupo Estado Islâmico (EI) e o exército iraquiano na cidade de Hit, província de Anbar.

De acordo com as Nações Unidas, muitos dos civis já eram deslocados. Estão agora a dirigir-se para a zona de Ramadi, que foi devastada pelo conflitos dos últimos meses.

Os 180 mil refugiados precisam urgentemente de bens essenciais, como água, comida, cobertores e medicamentos.

Os extremistas do Estado Islâmico, que já controlam partes da Síria e do norte do Iraque, capturaram a cidade de Hit no início do mês, uma ofensiva na parte ocidental do país que está a preocupar os responsáveis políticos.

Analistas citados pela BBC alertam que, se os radicais do EI conseguirem assumir o controlo de Anbar, isso será um passo importante para lançarem ataques contra a capital iraquiana.

Bagdad tem sido abalada por uma vaga de atentados nos últimos dias. Esta segunda-feira, pelo menos 30 pessoas morreram em resultado da explosão de três bombas em bairros da maioria xiita.

A onda de atentados na capital começou no sábado, dia em que mais de 40 pessoas perderam a vida em vários ataques terroristas.

Fonte: Renascença


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close