Menina de 12 anos pede divórcio após casamento com homem de 30 na Síria

quinta-feira, outubro 16, 2014

Segundo a ONU, casamento infantil cresceu após início do conflito; criança relatava abusos durante a união

UnfpaUma menina síria de 12 anos pediu o divórcio após se casar com um homem de 30 no início do ano, informou o Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa). A história, publicada em um artigo divulgado pela agência da ONU, denuncia o aumento da prática do casamento infantil no país desde o início do conflito há três anos.

— Nenhuma menina quer esta vida — afirmou a jovem em Aleppo. — Adolescentes e meninas sírias estão sendo forçadas a casamentos prematuros para salvar suas famílias.

Depois de abusos constantes por parte do marido, ela saiu de casa e decidiu pediu ajuda em uma clínica apoiada pelo Unfpa. Hoje, já de volta à escola, a adolescente se mudou para o abrigo onde vivem a mãe e cinco irmãos e pediu o divórcio. Ela também recebe apoio psicológico regular.

A menina contou que não teve outra escolha senão aceitar o casamento. Segundo ela, nove membros de sua família estavam abrigados em uma única sala, sobrevivendo com pouca comida e algumas roupas, livros ou brinquedos.

— Minha família estava enfrentando problemas econômicos, e eu era um fardo para eles — disse ela.

Quando um homem sírio que ela nunca tinha visto antes pediu para se casar e ofereceu uma espécie de “dote” — quantia suficiente para sustentar a família por quase um ano —, eles concordaram. Mas o casamento rapidamente se transformou em pesadelo diante dos constantes abusos.

O casamento infantil tem sido uma preocupação em diversas partes da Síria, pois desde o início do conflito no país, há três anos, o número de casos aumentou. Com muitas pessoas desabrigadas, vivendo em abrigos apertados e a maioria desempregada, as famílias passaram a acreditar que suas filhas serão mais protegidas e seguras se estiverem casadas.

Nesta quinta-feira, o Alto Comissário para Refugiados, António Guterres, pediu uma ação urgente para fortalecer a proteção de milhões de crianças refugiadas, durante uma conferência nos Emirados Árabes Unidos. Guterres afirmou que é preciso manter a segurança dos menores, pois o impacto de deslocamentos forçados sobre elas é enorme.

— Muitas das crianças refugiadas que conheci experimentaram a violência e a brutalidade da guerra, perderam entes queridos ou estavam feridos — afirmou Guterres. — Elas estão sob maior risco de trabalho infantil e recrutamento, e mais vulneráveis ​​à violência em suas casas, comunidades e escolas, incluindo a violência sexual e baseada no gênero. Esta é uma das razões, juntamente com as dificuldades financeiras, que pais refugiados concorda em casar suas filhas ainda crianças.

Fonte: O Globo


Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Voluntários

Loja Virtual

Em Breve
Close